segunda-feira, 20 de junho de 2011

13 Dicas para refinar a pesquisa virtual

Se você quiser sair do lugar-comum, ou até mesmo impressionar com a sua pesquisa virtual, por favor, leia as seguintes dicas:

1) Melhorar a pesquisa google:

a) entre no site do google,
b) clique em configurações de pesquisa, no topo do canto direito,
c) vá para número de resultados e mude de 10 para 100,
d) clique em salvar referências.

Com isso, você incluirá um número maior de links pesquisados, evitando só receber aqueles que pagam, ou que têm o maior número de acessos, ou o maior número de links conectados.

2) Enxugando a busca para um assunto específico (+, -, “”,~):
Se você estiver pesquisando um assunto específico, para apurar a pesquisa atraindo os links que têm mais relação com o tema, você deve adicionar o símbolo + antes da palavra-chave. Por exemplo: história +arte (sem espaço entre o símbolo e a palavra-chave).

3) Se você quiser restringir a palavra-chave, por exemplo, se você quiser saber só sobre história e nada de arte, você adiciona o símbolo -, por exemplo: história –arte.

4) Para especificar a palavra a ser pesquisada, você deve adicionar “”. Por exemplo, se deseja pesquisar um nome específico como Dannielly, ao invés de Daniele. Nesse caso, busque por “Dannielly”.

5) Se você não estiver localizando websites suficientes para o seu assunto, você incluie o ~ (til) antes da palavra-chave sem espaço, por exemplo: ~arte, para atrair outros sites que tenham relação com o assunto.

6) Se você estiver buscando uma música, poesia ou citação específica, ou o autor, e só lembra um trechinho, você deve por o trechinho entre aspas “”, para evitar atrair quaisquer sites que tenham, por ventura, escrito as palavras comuns ao texto procurado.

Com as dicas 2, 3, 4, 5 e 6 você evita atrair inúmeros links que nada têm a ver com a pesquisa.

7) Sites de governo:
Se você quiser restringir a pesquisa só pra sites governamentais, você deve escrever a palavra-chave mais a seguinte espressão site:.gov.br . Por exemplo: ao invés de buscar meio ambiente no Brasil (que é o que a maioria faz), você busca por meio ambiente site:.gov.br , lembrando também que é válida para todos os países. Por exemplo: para Reino Unido, a pesquisa deve conter a palavra-chave site:.gov.uk ; no caso dos EUA, deve ser posto apenas a palavra-chave site:.gov .

8) Se você quiser por estado, você insere a sigla do estado ante da palavra gov. Por exemplo, para o RJ, você busca por meio ambiente site:.rj.gov.br .

9) Outros além do google:
Se você quiser sair do google, há outros sites de buscas listados no http://en.wikipedia.org/wiki/list_of_search_engines , tais como: http://www.bing.com , http://br.yahoo.com , http://br.ask.com , ou http://www.ask.com (para perguntas em português, ou em inglês, respectivamente).

Alguns sites de buscas mostram resultados de outros sites de buscas, tais como: http://zuula.com , http://www.dogpile.com .

10) Personalizar a sua busca:
www.google.com/cse

Ou www.google.com/reader para acessar as atualizações dos sites e blogs que acompanha, ou costuma ler.

11) Notícias e jornais antigos (do mundo):

Biblioteca virtual mundial:

12) Para sites britânicos ligados à educação e pesquisa:


13) Para buscar sites já retirados da web (the wayback machine):


Há inúmeras outras, certamente. Se você souber e quiser compartilhar, por favor, faça um comentário, ou envie um e-mail para sertaolivre73@gmail.com .




Talvez você tenha interesse:
05 Motivos para ter um blog
06 Dicas para blogueiros iniciantes
06 Dicas para quem quer começar alguma coisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário