terça-feira, 22 de novembro de 2011

Leituras feitas em 2011, e outras adiadas para 2012



  1. Talese, Gay. Frank Sinatra has a cold;
Quando li não acreditei que era só uma crônica (achei que era verdade). Se um dia eu escrever assim, vou me achar o máximo.

  1. Krakauer, Jon. Into thin air;
Esse livro é um relato sobre a vaidade e a ambição humanas.

  1. Lamott, Anne. Bird by bird: instructions on writing and life;
Esse é uma divertida instrução sobre a vida, com dicas para quem quer escrever.

  1. Vargas Llosa. Cartas a um jovem escritor;
É um manual para todos os escritores do mundo.

  1. Monteiro, Rosa. A louca da casa;
Reconheça a sua louca da casa com Rosa Monteiro.

  1. Gilbert, Elizabeth. Comer, rezar e amar;
Sei que muitos acham esse livro clichê, mas Elizabeth Gilbert mostrou que estamos todos buscando sair das cartilhas que nos metemos; estamos todos querendo saber se mudarmos (de tudo), mudaremos. Ela relata com sinceridade as angustias femininas.

  1. Tolle, Eckhart. New earth;
Serve para reconhecermos o que não somos. Quem sobreviver, verá.

  1. Robin, Kevin. How finding your passion changes everything;
Um bom livro para quem trabalha na área de educação, ou quer saber sobre as novas possibilidades de apredizado.

  1. Hemingway, Ernest. A moveable feast;
A jornada do Hemingway em Paris.

  1. Magenta, Emma. The gradual demise of Philipa Finch;
Para todas as mulheres que quiserem rir de si mesma, e para todos os homens que quiserem conhecer a capacidade inventiva amorosa da mulher. É hilário.

  1. Brande, Dorothea. Becoming a writer.
Para quem quer descobrir-se escrevendo. O livro que ensina a mágica dos escritores. Leia e faça os exercícios se você tiver paixão por escrever.

  1. Wallace, David F. Shipping out.
O DFW, como é conhecido nos EUA, é querido e comemorado. Eu normalmente gosto do que todo mundo gosta, porém surpreendentemente não gostei dele. Sofri ao ler Shipping out. Todos no meu grupo de leitura o idolatraram e eu não me manifestei; fiz a minha declaração por escrito e entreguei para facilitadora do grupo (todos americanos, exceto eu). Não sei se ela gostou ou ficou chocada, mas ela disse: I'm intrigued by your reading of David Foster Wallace and really appreciate it”. E eu me achei o máximo por ter sido honesta comigo e com ela, sem diplomacia.

  1. Guillermoprieto, Alma. Garbage.
Ela é extremamente convincente. O que não gostei foi do fato de (eu) continuar tendo uma visão única sobre o México (assunto sobre o qual ela escreve).

  1. Dalrymple, William. Letter from India serving the Goddess.
Um dos melhores escritores de viagens que eu já li até hoje. Um assunto delicado, cenas fortes e nenhum julgamento. Se um dia eu escrever assim, vocês vão me achar o máximo.

  1. Thubron, Collin. Shadow of the silk road.
Começa bem, mas depois usa os personagens para nos convencer das suas ideias. Durante a leitura, às vezes, eu me sentia manipulada.

  1. Hawthorne, Nathaniel. The Birth-Mark.
Sobre a ambição do conhecimento.

  1. Wilde, Oscar. The happy prince.
Sim, eu queria escrever como o Oscar Wilde.

Atual leitura: Bird, Isabella. Letter 2 from The Hawaiian Archipelago: Six Months among the Palm Groves, Coral Reefs, and Volcanoes of the Sandwich Islands.

Livros comprados, começados e não terminados, que serão (espero) lidos em 2012. Seguem também as desculpas para cobrir a minha vergonha de ter suspendido as leituras.

  1. Madame Bovary (comecei a ler no avião, guardei e só achei depois de ter começado outro livro),
  2. Innocents abroad (comecei a ler antes de viajar a China; parei para ler sobre a China);
  3. Antes do anoitecer (não sei por que parei),
  4. Grande sertão: veredas (tem cenas fortes; vou me preparar melhor para voltar a ler),
  5. Four-hour-work-week (tenho um concorrente dentro de casa lendo esse livro; cedi porque tenho esperanças de que ele trabalhe menos).

Se você tiver alguma sugestão de livro para 2012, por favor, deixe um comentário ou envie um email para sertaolivre73@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário