domingo, 9 de junho de 2013

Só para quem gosta de ler


1. Grande sertão: veredas. Guimarães Rosa.
Eu já havia tentado ler esse livro duas vezes, porém sempre parava na cena em que os jagunços comem um bicho e depois descobrem que não era bem isso. Na terceira tentativa, eu consegui superar e fiquei maravilhada como o G. Rosa criou uma linguagem nova e inseriu o mundo no sertão, criando uma história de amor linda. 


2. The picture of Dorian Gray. Oscar Wilde.
Gosto do Oscar Wilde porque ele questiona os valores da sociedade, usando a ironia. Li em inglês porque não tive acesso ao livro em português. 

3. Trem noturno para Lisboa. Pascal Mercier (pseudônimo).
O autor conseguiu criar um livro dentro de outro livro e me fez acreditar que o personagem do outro livro existia. É filosófico e poético, porém um pouco triste.

4. No teu deserto, de Miguel Sousa Tavares.
Trata-se de uma viagem de Portugal ao deserto do Sahara. Eu gosto do deserto porque ele tem uma capacidade de nos desacelerar. O livro começa corrido e depois entra numa beleza lenta, que dá vontade de viajar.

5. Desde que o samba é samba, do Paulo Lins (autor do livro Cidade de Deus).
É bem escrito, prende o leitor do início ao fim, tem dados históricos sobre o samba, sobre religiões e personagens reais. Quando terminei de ler, queria começar tudo de novo. Todo carioca deveria ler esse livro.

6. O incidente da ponte de Owl Creek (conto fantástico). Ambrose Bierce. 
É um dos contos mais bem escritos que já li. 

7. A incrível e triste história de Erêndira e sua avó desalmada. Gabriel Garcia Marques.
Trata-se de uma coletânea de contos fantásticos do Garcia Marques. Ele me impressiona pela capacidade de me convencer dos seus absurdos.

8. Cartas a um jovem escritor. Mário Vargas Llosa.
Releio sempre esse livro para escrever melhor; já comentei sobre ele em outro post.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário