terça-feira, 15 de julho de 2014

Berlin - Berlim

É a evidência da conquista do multiculturalismo numa terra onde essa palavra, por um período sombrio da história alemã, era impronunciável. 

O estranho, o vesgo, o diferente, o avesso, o local, o estrangeiro e todos os outros revelaram-se uns aos outros atraentes e inseparáveis, feito musgo no mármore. Berlim é (pra mim) a amálgama de inúmeras tribos. 

No verão, essa evidência torna-se ainda mais colorida e adquire uma dimensão infinita, que contraditoriamente pode ser explorada de bicicleta. 

Depois de algumas pedaladas, é possível sentir-se parte da cidade. Às vezes, eu parava e respirava fundo, porque não conseguia distinguir-me daquela confusão adorável.

Eu via em mim o reflexo de todas as gentes e  estranhamente me via passando do outro lado da rua. 

Talvez fosse o calor do verão somado à lua cheia, que não me permitia ver a separação entre mim e os outros. É fato que meu senso de espaço nunca foi motivo de elogio, e que me perdoem os geógrafos, mas em Berlim o leste e o oeste ocupam um só lugar. 

As ruas de Berlim parecem ter vontade própria diante dos que andam sem rumo e guiam as pessoas a becos inéditos, até mesmo àqueles que se sentem locais.

Os prédios privados ou públicos da cidade abrigam galerias de arte, lojas, marcenarias e jardins abertos aos transeuntes, ciclistas ou não; lembram um labirinto. Em alemão, esses espaços são chamados de "Höfe" (no singular: Hof). Se estiver andando pela rua e visualizar um portal aberto, não se acanhe, entre, provavelmente haverá um Hof por ali. Nas proximidades da Oranienburger Tor, há um prédio invadido que se tornou galeria de artes.

O mais conhecido é o Hackesche Höfe. No entanto, há inúmeros discretos Höfe que estão ali próximos abertos à visitação. 

Um dos símbolos da cidade é a torre de TV (Berliner Fernsehturm), próxima à Alexanderplazt, também um ponto turístico. Perto da Alexanderplatz, há o Marx-Engels Forum, onde se vê os dois em forma de escultura. 

Uma caminhada (ou pedalada) desse ponto até a Unter den Linden, passando pelo Berliner Dom (primeira igreja protestante, que para os apreciadores de belas igrejas e coro, vale a pena entrar), Humboldt University e biblioteca, equivale à uma boa aula de história. Ao longo do passeio, encontram-se a Staatsoper e Konzerthaus, para quem gosta de música erudita. 

Esse passeio pode ser feito em vários dias, e um momento de relaxamento às margens do Rio Spree será bem-vindo, e ainda terá direito à música ao vivo dos artistas de rua. 

Seguindo para o Stadtmitte, há duas igrejas, sendo uma francesa e uma alemã, além da praça que é linda. Próximo à estação Stadtmitte, há o famoso Checkpoint Charlie.

Em oposição à Alexanderplatz, seguindo a Unter den Linden, há o Brandenburger Tor, que é também símbolo de Berlim. E se ainda tiver fôlego, pode passear pelo Tiergarten, logo ali (um parque dentro da cidade). Também próximo ao Brandenburger Tor, há o memorial do Holocausto, o Reichtag (parlamento alemão) e Potsdamer Platz. 

Para quem gosta da noite, o bairro de Kreuzberg oferece uma gama de incansáveis bares.

Em Berlim, há uma ilha de museus. Há exibição para todos os gostos. 

No domingo, há o famoso mercado de antiguidade,  comidas, artistas de rua, lembranças e quinquilharias no Mauerpark, no bairro Prenzlauer Berg

Quase me esqueço de mencionar o muro de Berlim, ou melhor, o que resta dele, East side Galery também como é conhecido; as estações de metrô mais próximas são Ostbahnhof e Warschauer Straße (para quem não quiser pedalar). 

E para quem tiver mais tempo, uma visita aos jardins de Charlottenburg, à Potsdam e tantos outros lugares, ou talvez aos mesmos lugares que têm essa atmosfera de fusão.

Esse post não terá um fechamento lógico, porque Berlim não permitiria. 


***
Sobre gastos:
Aluguel de bicicleta: 10 a 12 euros por dia. 
Acomodação em Hostel ou airbnb: 30 a 40 euros por dia (nada de luxo nem lixo). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário